sexta-feira, 4 de março de 2011

COMO COMPARTILHAR INTERNET 3G

Aqui vai uma dica para quem tem conexão de internet 3G e está pensando em uma forma de compartilhar este acesso com outros computadores da casa. Tem gente que conecta o modem 3G no computador e fica perdendo tempo tentando criar uma rede wireless na máquina onde o modem está conectado. É a pior solução porque os outros computadores da rede só vão poder usar a internet 3G quando o computador estiver ligado fora outros problemas de segurança que você pode ter tentando criar esta rede caseira.

Por isto a melhor solução é a compra de um roteador 3G wireless. Este tipo de equipamento tem a entrada para conectar o seu chip de internet 3G e possui uma antena que distribui o sinal da internet para qualquer computador capaz de acessar internet sem fio que também é conhecida como internet wireless, internet wi-fi. Todo notebook e todo netbook já tem uma placa rede sem fio interna e por isto serão capazes de acessar a internet 3G do seu roteador 3G. E para conectar seu computador de mesa basta comprar qualquer adaptador de rede sem fio USB. Estes adaptadores parecem um pendrive e os melhores possuem uma pequena antena embutida. Eles são melhores do que as placas de rede wireless porque você não precisa abrir o computador para instalar a placa, basta ligar o adaptador wireless USB no seu computador em qualquer porta USB e instalar os drives e pronto. Ele será capaz de detectar a sua rede sem fio criada pelo roteador 3G.

Existem dois tipos de roteador 3G. Existe um tipo onde basta conectar o seu modem 3G em uma porta USB que acompanha o aparelho. Existem outros onde você deve retirar o chip 3G do modem 3G da operadora e colocar este chip dentro do roteador 3G em um compartimento apropriado para isto.

Pela comodidade tem gente que prefere os roteadores de internet 3G que possuem a porta USB para conectar o modem da operadora. Isto é bom quando você vai viajar a deseja levar o seu modem na viagem. Tem outras pessoas que usam a internet 3G apenas em um determinado local e não desejam andar por ai com um modem 3G ligado em um notebook e por isto preferem os roteadores que permitem colocar o chip 3G dentro deles.

Eu recomendo os roteadores 3G de marcas mais conhecidas com a D-link que é facilmente encontrada em qualquer loja de informática do Brasil. Logo abaixo existe um tutorial passo a passo de como configurar o D-link DIR-451 que é relativamente barato e parece ser ter boa qualidade. E o legal desse roteador é que ele também pode ser usado para conectar a sua internet ADSL, aquela que chega pela linha telefônica como Velox, Speed da Telefônica, GVT, etc. E também funciona com o cable modem das operadoras de tv a cabo.

Nesse outro vídeo é possível ver como conectar o modem 3G no roteador, com conectar outras conexões de internet e até mesmo como compartilhar a internet 3G do seu celular conectando ele no roteador.


Artigo Original

Nenhum comentário:

Postar um comentário