quinta-feira, 10 de março de 2011

Carro com motor hibrido com ar e não eletricidade

Praticamente todos os carros híbridos disponíveis no mundo tem um motor elétrico e outro movido por combustão interna. Isto pode mudar no futuro, mas tudo depende do sucesso nas pesquisas e na viabilidade técnica e comercial de um motor capaz de comprimir ar e armazena-lo.

Segundo estudos de uma universidade na Suécia, os pesquisadores conseguiram converter um motor Scania para funcionar como um motor híbrido capaz de comprimir ar e reutilizá-lo. Enquanto motor diesel, ele funciona com seus temos normais, contudo, em operação para capturar energia durante as frenagens, o motor se converte para um motor de dois tempos.

Os ganhos são enormes. Ao contrário dos freios regenerativos que precisam de motores geradores e bateria para armazenar energia, com custos altos e eletrônica complica, o motor híbrido-ar é mais barato, menos complexo e no geral mais leve. Segundo os cálculos iniciais a economia de consumo de combustível de um ônibus chega à 60 %.

A conversão de um motor normal para ser híbrido-ar também não é grande, porém o tanque para armazenar o ar comprimido vai ocupar um espaço considerado. Aliás, este é um dos motivos pelos quais eu não gosto de carros movidos a GNV. O que importa porém é saber se o motor híbrido-ar é mais eficiente do que a alternativa de freios regenerativos de energia.

A conta que foi feita, diz que 48% da energia utilizada na frenagem é capaz de ser armazenada em forma de ar comprimido. Este número é bem próximo da eficiência dos freio que geram eletricidade presentes em alguns carros elétricos.

Eu acho ainda que existe espaço para os dois serem utilizados juntos. Depende, claro, de espaço, peso e custo de usar tudo junto.

Veja mais na Gizmag.


Praticamente todos os carros híbridos disponíveis no mundo tem um motor elétrico e outro movido por combustão interna. Isto pode mudar no futuro, mas tudo depende do sucesso nas pesquisas e na viabilidade técnica e comercial de um motor capaz de comprimir ar e armazena-lo.

Segundo estudos de uma universidade na Suécia, os pesquisadores conseguiram converter um motor Scania para funcionar como um motor híbrido capaz de comprimir ar e reutilizá-lo. Enquanto motor diesel, ele funciona com seus temos normais, contudo, em operação para capturar energia durante as frenagens, o motor se converte para um motor de dois tempos.

Os ganhos são enormes. Ao contrário dos freios regenerativos que precisam de motores geradores e bateria para armazenar energia, com custos altos e eletrônica complica, o motor híbrido-ar é mais barato, menos complexo e no geral mais leve. Segundo os cálculos iniciais a economia de consumo de combustível de um ônibus chega à 60 %.

A conversão de um motor normal para ser híbrido-ar também não é grande, porém o tanque para armazenar o ar comprimido vai ocupar um espaço considerado. Aliás, este é um dos motivos pelos quais eu não gosto de carros movidos a GNV. O que importa porém é saber se o motor híbrido-ar é mais eficiente do que a alternativa de freios regenerativos de energia.

A conta que foi feita, diz que 48% da energia utilizada na frenagem é capaz de ser armazenada em forma de ar comprimido. Este número é bem próximo da eficiência dos freio que geram eletricidade presentes em alguns carros elétricos.

Eu acho ainda que existe espaço para os dois serem utilizados juntos. Depende, claro, de espaço, peso e custo de usar tudo junto.

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